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BATER CABEÇA - Ritual que quer dizer cumprimentar respeitosamente e humildemente. Consiste em abaixar-se aos pés do Gongá, Entidade Espiritual ou do → Atabaque e tocar sua cabeça ao chão - aos seus pés. 
 

O QUE É ORI: “Cabeça” - Princípio individual do ser humano
 
O ato de "bater cabeça" é mais do que simplesmente deitar no chão ou se curvar diante do "Altar", vams entender porque você deve elevar seus pensamentos e se entregar de corpo e alma quando for reverenciar seus Orixás e Guias no Gongá.
 
PONTO CANTADO: "Vamos bater a cabeça" por Pontos de Umbanda
 
 
 
Antes da abertura dos trabalhos religiosos, e ao final deles, os médiuns devem bater cabeça para os Orixás perante o Gongá.
Para isso, o médium deve posicionar-se de bruços e deitado em frente ao Gongá, com as mãos no mesmo nível que a cabeça. Nesse momento, o ato de bater cabeça representa um ato de humildade, obediência e resignação aos preceitos religiosos da Umbanda.
 
BATER CABEÇA NÃO É APENAS DEITAR NO CHÃO:

Deve-se, em uma rápida prece mental, pedir a licença para trabalhar "neste chão" e pedir auxílio a
Zambi, aos Orixás e aos Guias Espirituais, para um melhor desempenho de nossas funções mediúnicas, recebendo o Axé dos Orixás.

Há outras circunstâncias em que se realiza o ato de bater cabeça. No momento de incorporação de um guia, um médium deve bater cabeça para a entidade, saudando-o e pedindo sua bênção. Não necessariamente deve deitar-se no chão, mas um simples gesto de se ajoelhar estendendo as mãos, ou pegando em suas vestes já é simbólico!
 
Há momentos em que se bate cabeça para o Pai/Mãe de Santo do Terreiro em sinal de respeito. Nossa religião é ritualística, então se no inicio batemos a cabeça para pedir licença, proteção e bons trabalhos, no final batemos a cabeça agradecendo pelos trabalhos e pedindo a proteção até a próxima gira.
 
Também sabemos que em muitos Terreiros são usados outros elementos para que esse ritual aconteça com supremacia, a exemplo, posso falar da Toalha, que representa, entre tantas outras coisas, a proteção de → Oxalá, o acolhimento e a pureza.
 
Outras vezes o regente da Casa → risca um ponto para que o ritual aconteça com uma específica ação magística realizadora e religiosa. Há também aqueles que firmam a corrente com um canto representativo e emocionante, estimulando o lado emocional e vibracional da corrente.
 
Nós, Umbandistas, herdamos dos povos Africanos a representação do solo como a morada dos antepassados. Para eles, os Orixás imergiram na terra e se tornaram Divindades, portanto, para cultura Africana o Sagrado está na terra e não no céu como prega a cultura Européia.
Além disso, em determinado momento da vida escravocrata, os negros enterraram os elementos simbólicos de seus Orixás para que não fossem descobertos pelos senhores das fazendas, os quais tentavam de todas as maneiras destruir e descaracterizar a cultura, a crença e as relações humanas desse povo. Com esse saber, fica fácil compreender que quando "batemos cabeça" estamos entrando em contato com esses ancestrais e antepassados, consequentemente, com todo o conhecimento e a sabedoria que esse passado guarda.

O Elemento terra tem um poder transformados, portanto, ao bater cabeça com os pensamentos firmados na ação e nas forças Divinas, naturalmente conseguimos descarregar todos os pensamentos negativos e atuações negativas, que por ventura esteja envolvendo nosso mental. Melhor ainda acontece quando temos a oportunidade de deitar no chão ao bater cabeça, nessa ocasião, a descarga acontece também no sentido emocional e em todos os nossos
→ Chacras, afinal eles também entram em contato com a terra.

FORMAS DE BATER CABEÇA:
 
 
Quando batemos o lado direito, entregamos nossa coroa para as Entidades Espirituais da → Linha de Direita. Quando batemos o lado esquerdo, a entrega é para as Entidades Espirituais da → Linha de Esquerda.
A testa representa entrega total, a entrega de nossa coroa a todas as forças assentadas e representadas no altar. 
 
É nesse momento que essas Entidades, de forma muito pontual, sutil e grandiosa, cruzam nossas costas firmando-nos e protegendo-nos de qualquer mal, dando toda a sustentação para os trabalhos espirituais. Então, ao bater sua cabeça, não tenha pressa, fica o tempo que sua intuição pedir, deixe que os Espíritos de Luz trabalhem em você!
 
Em alguns Terreiros os médiuns tem uma forma simbólica de homenagear seu Orixá de frente, ao bater a cabeça:
Quando o médium carrega uma mulher como Orixá de frente ele se curva estendendo as mãos com a palma virada pra cima.
Quando é um homem, o Orixá de frente, o médium se curva estendendo as mãos com elas fechadas.
 
❥  Deitar, curvando-se, para bater sua cabeça, é além de um ato de entrega, a sua hora com todos os Orixás que ali se fazem presente, portanto é seu momento de entrega, de fazer seus pedidos e agradecer suas bênçãos. Peça licença para os trabalhos, para sua evolução espiritual, desenvolvimento de sua mediunidade, mas também agradeça e entregue seus pedidos. 
 
❥  Caso você não seja médium do Terreiro, mesmo na assistência, pode saudar o Gongá como forma simbólica de bater a cabeça. Como mencionado no outro Artigo sobre o Gongá, aqui no Blog, você pode reverenciar o "Altar" apenas curvando seu corpo pra frente, estendendo as mãos, ou até mesmo firmando seus pensamentos nas imagens e agradecendo, mesmo que de longe. Essa é uma forma muito bonita que todos nós Umbandistas temos de reverência e humildade, o respeito!
 
Não tem como negar, a Umbanda é um encanto, está cheia de fundamentos, significados, tradição e muito Axé!
 
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