"Se a curiosidade aqui te conduziu, Bendita curiosidade que te fará um Mensageiro da Paz!"

Notícias!







Desde os primeiros tempos da colonização, vários observadores falam sobre o desenvolvimento de rituais ligados à população indígena e que por meio de cantos, danças, infusões e dizeres sagrados, os índios se colocavam em contato com seus antepassados e com outros seres do plano espiritual.

O nome "Jurema" vem do Tupi:

Ju significa "espinho"
Rema "cheiro ruim"
"Árvore de espinhos de odor desagradável"

A Jurema Sagrada, é um culto do Catimbó - que combina a magia branca europeia com elementos negrosameríndios e católicos - que muito antes da Umbanda, deu origem ao culto dos Encantados, Caboclos e Boiadeiros. Se têm notícias da origem do Culto à Jurema nos anos de 1532/1536, sendo originária dos povos indígenas da Caatinga e do Cerrado.

"Caboclo da mata virgem, da mata cerrada, lá do Juremá..."

Esse culto deve-se ao fato de que os índios enterravam seus mortos junto a raiz da Jurema - que é uma árvore do Nordeste do Brasil. Eles passavam a cultuar os mortos para que esses evoluíssem Espiritualmente e habitassem o tronco da árvore ajudando a todos da tribo em suas necessidades.

Jurema Sagrada é um culto à Natureza, e a harmonia do homem, da Natureza, e dos Encantados: Espíritos que no ato da morte se encantam em pontos da natureza, em animais, ou que em vida foram consagrado por um Pajé.

"Oxalá chamou, ele mandou buscar, os caboclos da Jurema, lá no Juremá..."

 A PLANTA:

A Jurema é uma planta da família de leguminosas, comum no Nordeste brasileiro, com propriedades psicoativas. Existem várias espécies de jurema, como por exemplo: Jureminha, Jurema Branca, Jurema Preta, Jurema da Pedra e Jurema Mirim.

Ela é utilizada para tomar banho de descarga com suas folhas, serve como defumador, tem uso farmacêutico para várias doenças e dores e serve ainda para fazer um dos maiores fundamentos do Culto à Jurema, que é uma bebida com as folhas da Jurema, com casca do tronco e da raiz misturado com mel de abelha, garapa de cana-de-açúcar e cachaça.

A CIDADE DO JUREMÁ:

As Árvores da Jurema Sagrada são plantadas (assentadas) pelo Mestre Juremeiro, e seu Mestre Espiritual, com rezas, fumos, velas e magias, e assim passam a ser cultuadas e habitadas por Espíritos Encantados, Caboclos de Pena (índios) e Caboclos de Couro (boiadeiros). Cada árvore plantada se transformam em portais mágicos que dão acesso a uma verdadeira Cidade, conhecida por Cidade ou Aldeia do Juremá.

De lá emergem as falanges dos mensageiros de luz. Essas Cidades situam-se na dimensão da anti-matéria, e sua composição básica é energia positiva a qual é responsável por suas formas, luzes e cores.

O Juremá faz parte da grande cadeia de Cidades e Colônias que existem, em planos Espirituais, localizadas a cima do Planeta Terra. Assim como a Colônia Espiritual Nosso Lar, que é uma das Cidades Espirituais que recebem Espíritos de Natureza Humana após o desencarne, há também a → Cidade de Aruanda, que é habitada por Espíritos Superiores de Natureza Divina como os Pretos Velhos, e as Crianças, e a Cidade do Juremá, que é lar de Espíritos Encantados como os Caboclos e Boiadeiros.

"Na sua aldeia, lá na Jurema, não se faz nada sem ordem suprema..."

PAJELANÇA:

O Tráfico de escravos para as Américas durou cerca de 300 anos, e os primeiros escravos que aportaram aqui foram os Negros Bantus, que se dividem em vários grupos étnicos diferentes como os de Angola, Benguela, Congo etc.

Os povos negros que mexiam com agricultura eram vendidos para os fazendeiros de cultivo de cana, cacau, café... que ficavam próximos ao sul da Bahia. E os negros que sabiam manejar gado iam para o Nordeste para as fazendas de criação de boi, vacas, cavalos...

Por causa dessa proximidade, os escravos Boiadeiros se misturaram com os índios, que faziam o Culto à Jurema, e então houve a Pajelança - rito que mescla práticas religiosas indígenas com elementos católicos e de seitas afro-brasileiras - que foi a junção da cultura africana que cultuavam os Nkisi, com a cultura indígena que cultuava a Natureza.

"Caboclo vai embora, pra cidade da Jurema. O bom Jesus ta lhe chamando, pra cidade da Jurema..."


Todo Caboclo, seja de Pena ou de Couro, são Espíritos Encantados, oriundos do Culto à Jurema Sagrada. Sua sabedoria, principalmente com as magias de elementos naturais, são de grande fundamento para todos nós.

Salve os Caboclos da Umbanda, Salve a Jurema Sagrada!

Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você:

→ O que é Aruanda?


Gostou? Então curta nossa página no → Facebook e deixa seu comentário aqui embaixo!



Deixe um comentário com amor

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...