O termo pemba é utilizado com relação à Lei Maior, ou seja os trabalhadores da Umbanda são "filhos de pemba", ou seja, estão sobre a proteção da Lei Maior. Dependendo de sua conduta, cumprindo com suas tarefas no Bem, ele estará protegido, ou caso não aja decentemente, lhe será cobrado para que responda pelo mal que fez e volte a caminhar no Bem.
Porém, o assunto aqui será sobre o famoso "giz branco", que é usado para cruzar o terreiro, os Filhos de Santo e até riscar pontos, dentro dos trabalhos da Umbanda.
O QUE É A PEMBA E PARA QUE SERVE?
Pemba era um giz de fabricação especial, obtido através de um rito ou cerimônia. Passava de geração a geração e servia para grafar determinados sinais cabalísticos ou mágicos, com as mais diferentes significações, os quais variavam desde o nome da entidade que os firmava até às ordens astrais, envolvendo as mais diversas classes de entidades. De modo geral, porém, os sinais riscados pela pemba eram para uso de magia.
Hoje a pemba é uma composição de sulfato de cálcio hidratado, encontrado na maioria das vezes em cor branca, mas podendo ser encontrado em várias outras cores também. A pemba é usada para traçar pontos que servem de firmeza e captação de forças para os trabalhos.
Quando se toma uma pemba nova, o primeiro cuidado é saber prepara-la. A pemba pode ser de uso individual ou coletivo, no seu preparo, leve em consideração a finalidade a ser empregada. De nada adianta usar a Pemba sem antes prepara-la, ela não passará de um giz qualquer. É necessário uma → Consagração antes de seu uso em rituais na Umbanda, para que possamos usufruir de toda sua energia e valor ritualístico.
CRUZANDO COM A PEMBA
Entende-se por cruzamento, fazer cruzes, no caso com o bastão de Pemba, ou pode-se cruzar com o pó, usando a Pemba ralada.
O cruzamento pode ser feito em Médiuns, em consulentes, no Terreiro ou dentro de sua própria residência. Cruzar nada mais é do que a purificação de pontos estratégicos com a Pemba consagrada e abençoada.
Lembre-se que tudo, dentro da Lei Divina, funciona de acordo com o merecimento de cada um. Para receber, é preciso dar, e para dar, é necessário ser!
Links dos assuntos relacionados no Blog, indicados para você: